Sobre Mim

Meu nome é Rafael Moreira Gomes, tenho 29 anos, natural de Salinas-MG. Sou entusiasta por design e tecnologia, coisas que há muitos anos fazem parte do meu dia a dia, seja no trabalho ou nas demais atividades. Mas, no começo, entrar no ramo gráfico não foi tão empolgante como é hoje. Vou te contar brevemente como iniciei minha trajetória.

Comecei trabalhando numa pequena estamparia na minha cidade, sem o mínimo de conhecimento com o programa usado para desenhar os layouts. Mas de pouco a pouco aprendi a usar as ferramentas essenciais e a desenvolver artes que foram estampadas em várias camisetas. Numa sala tão quente que mais parecia um verdadeiro "forno gigante", trabalhando rodeado de tecidos, movido a pão e café todo dia às 16h e com 1/4 de salário: esse foi o meu começo, em 2014. Mas as coisas iriam melhorar no início do ano seguinte.

Enquanto eu estava nessa pequena estamparia, eu soube de uma vaga numa gráfica no centro da minha cidade. Me ofereci para a vaga e fui contratado. E foi ali que passei a me aprofundar, atuando como designer e arte-finalista por 2 anos. Desenvolver layouts para empresas importantes da cidade e da região me fez não apenas desenvolver úteis habilidades no design gráfico, mas também a entender uma verdade fundamental: o crescimento  de um profissional não acontece só por adquirir mais conhecimento técnico (que é importante), mas principalmente por clientes exigentes que querem um serviço da mais alta qualidade. São eles que fazem um profissional evoluir.

Desde 2017 trabalho como designer independente. Procuro adquirir mais conhecimento e me atualizar com as tendências do design gráfico moderno. E como em toda jornada, sempre tive apoio e incentivo: dos meus antigos patrões e colegas de trabalho, amigos, familiares, dos meus irmãos na fé e principalmente do meu Deus no céu, Jeová, que tem me ajudado e em quem busco força e sabedoria, noite e dia.

Ser designer é mais do que usar ferramentas ou aplicar conhecimento técnico: é dar vida à uma mensagem por meio de imagens, formas e cores. O que eu busco é apresentar projetos e produtos que faça o cliente dizer algo do tipo “Uau, ficou excelente!”. Sim, uma reação entusiasmada, que expresse admiração, com aquele ponto de exclamação no final, sempre. Nada menos que isso.

Como você já deve ter percebido, curto muito o que faço. E mesmo em projetos mais complexos, não encaro como algo sacrificante e cansativo (embora às vezes seja mesmo... rsrs). Na verdade eu me divirto bastante. E vou continuar me divertindo, e ao mesmo tempo trabalhando com dedicação. Não para entregar apenas um simples trabalho, mas projetos gráficos surpreendentes.